sexta-feira, 2 de abril de 2010

Assessoria de Imprensa: Custo ou Investimento?

Situação 1: Sai uma matéria num grande jornal, daquelas com várias fotos, cujo tema é “farofa”. Seu restaurante ficou de fora, mesmo tendo uma farofa deliciosa no cardápio, que todos os clientes elogiam. Mesmo tendo assessoria de imprensa.

Situação 2: Você paga a assessoria de imprensa há meses e isso pesa no seu orçamento. O resultado tem sido baixo, com apenas algumas notinhas em veículos de menor importância.

Não há duvidas de que, para bares e restaurantes, a assessoria de imprensa é um dos investimentos de marketing com a melhor relação custo-benefício, mas, nos casos acima, o que fazer? Trocar de assessoria? Cancelar o serviço? Talvez. Mas saiba que o problema pode ser a sua administração e não os seus assessores de imprensa. O motivo é a lógica de funcionamento das editorias dos jornais, revistas e sites. Pense bem: se você fosse o repórter da matéria sobre farofa – um item básico dos cardápios pelo Brasil afora – escolheria a sua própria farofinha com alho e cebola ou a “farofa de flocos de milho com abobrinha e ovo caipira” do concorrente que, inclusive, enviou uma foto profissional do prato?

Existe, portanto, o trabalho ATIVO a ser realizado, aquele em que os bares e restaurantes criam novidades e enviam para as assessorias trabalharem os veículos. Neste caso, se os editores gostarem da ideia, o elemento principal do prato vira tema, e o repórter vai acionar a própria rede de contatos para perguntar quem mais possui produtos interessantes dentro daquele assunto.

Se a sua assessoria de imprensa estiver entre as consultadas, então você será avisado de que a matéria está para sair. É aí que entra o trabalho PASSIVO: ao receber uma solicitação, é preciso responder criativamente, pois a sua oferta tem que ser mais interessante do que as outras. Vale criar algo totalmente novo e colocar na área de sugestão do chefe, por exemplo. Está sem ideias? Peça ajuda à assessoria, ao chefe de bar ou cozinheiro e pense com a cabeça de um jornalista para decidir.

Além dos itens do cardápio, não há limites de temas possíveis. Geração de empregos, arquitetos famosos, soluções criativas, móveis inusitados, ingredientes exóticos, festivais temáticos... enfim, uma infinidade de assuntos para se destacar e sair do lugar comum. Com originalidade e atitude, o custo da assessoria de imprensa será um dos seus melhores investimentos. Boas vendas!

8 comentários:

Tito Costa Santos disse...

Belo post, parabéns!

Anônimo disse...

muito legal o site.

rogerio campos disse...

olá.....
entre no meu blog....tem coisas que vc tb pode aproveitar....falamos mais ou menos do mesmo assunto

http://mktbaladas.blogspot.com/

Tati Campêlo disse...

Marcio, gostei do conteúdo do seu blog.
Tenho um blog com dicas gastronômicas então achei o seu muito interessante.

Tati Campêlo
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

ROGER MEDICE disse...

Marcio, sou dono de um bar em Vitória, ES e um blog como o seu me auxilia a crescer, mas gostaria de maior frequencia de assuntos... acabo de conhecer o blog e minha sede pelo assunto só aumenta....acredite em você e saiba que o mundo acaba lendo o que escreves e, diga-se de passagem, com maestria. Parabéns...e continue...

Unknown disse...

Olá Marcio,
Inicialmente gostaria de parebenizá-lo pelo assunto abordado em seu post.
Acabo de adquirir uma pizzaria no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, que apesar das instalações serem excelentes e o produto ser muito bom, a casa até então, sofre as consequencias de ter sido gerida apenas por funcionários, já que os antigos proprietários não tinham disponbilidade para cuidar pessoalmente do negócio.
Se possível, gostaria de saber se você pode sugerir alguma medida / estratégia de MKT, a fim de evidenciar a mudança de gestão (proprietários), bem como indicar profissionais especializados em São Paulo que possam me auxiliar nesta questão.
Agradeço por sua ajuda!

Marketing para Restaurante disse...

Adorei o post, realmente a comunicação entre a administração do restaurante e a sua assessoria é fator primordial para o sucesso da iniciativa.

SEO e Marketing para restaurante disse...

Olá. Escrevi um Post incrível sobre SEO e marketing digital para donos de Restaurantes que poderá ser muito útil para o vosso usuário.
Espero que gostem.
https://ninfamodels.com/blog/seo-para-restaurante-e-marketing/

Melhores Cumprimentos