quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Lei-seca não deu ressaca, mas mudou a maré

O assunto já foi mais do que batido. No entanto, passados alguns meses, o que sobrou da lei-seca? Bom, infelizmente no começo tudo indicava que esta lei iria pegar como a lei do cinto de segurança... mas não foi bem isso o que aconteceu, pois agora vejo os motoristas totalmente à vontade para tomar "umas cervejinhas" e dirigir de volta para casa.
Ainda assim, os hábitos não voltaram a ser como antes. Durante aquele breve período de medo de perder a carteira, ter o carro rebocado ou subir a tabela de preços das propinas, houve um movimento bairrista muito interessante. Se por um lado quem vinha de longe para o restaurante ou bar ficou lá, mais perto de casa, quem mora nos arredores também ficou por aqui. O reflexo disso é que o cliente do bairro é mais sensível às variações de qualidade da cozinha, do atendimento etc. E mais exigente, pois sabe exatamente o que esperar de cada estabelecimento.
Ou seja, esta é a hora de investir em marketing local, programas de fidelidade e relacionamento pessoal com os clientes. Se você perder o seu cliente para a concorrência ao lado, você terá que remar contra a maré e será muito mais caro conseguir novos clientes que não estejam nas redondezas...

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